sexta-feira, 1 de abril de 2011

Teru-Teru Bozu. { てるてる坊主.


A lenda tem duas versões , a chinesa e a japonesa .

China - So Chin Nyan {掃晴嬢/サオチンニャン Era uma Menina/deusa que varria as nuvens retirando toda a chuva e presenteando as pessoas com bons tempos ensolarados ,então os chineses começaram a fazer em sua homenagem pedindo dias ensolarados , bonecas feita de papel branco , roupa vermelha e pequenas vassouras para pendurar do lado de fora das casas pedindo o bom tempo .

JAPÃO - Teru Teru Bozu {てるてる坊主
Teru significa sol , e Bozu monge nudista que ae se traduzir fecha-se como Monge do bom tempo.
A lenda japonesa diz que a muitos anos existia um monge que prometeu aos agricultores trazer bons tempos para ajudar suas plantações , pois ele então realizava preces para ajudar os agricultores , e um certo dia ele falhou em sua promessa e como castigo deceparam-lhe a cabeça .
A lenda japonesa faz mas sentido , pelo menos a mim .
Vendo no que diz a musica , é sim a lenda que parece ser a verdadeira .


Teru Teru Bozu , é feito de papel ou pano branco , e é um bonequinho pequeno que deve ser pendurado do lado de fora da casa , especialmente em janelas , e se feito corretamente irá de certa forma parar a chuva , se feito errado terá mais chuva do que o previsto , então pense antes de brincar com Taru Teru Bozu .
É bem comum mães cantarem para seus filhos a musica do Teru Teru Bozu , eu vi ontem por exemplo a minha tia cantando para minha sobrinha e cabe pensei no fato de que . . . não são apenas cantigas brasileiras como 'atirei o pau no gato mais o gato não morreu'
Ao final de Teru Teru Bozu se diz 'Se chover você estará chorando , então eu cortarei sua cabeça com a tesoura ' G.G
Então eu pensei comigo que se minha mãe cantasse isso a mim quando eu fosse criança eu acho que jamais iria dormir hm'
Existe as formas corretas de se tratar um Teru Teru Bozu , e devem ser seguidas , caso contrário . . .
1 - Jamais fazer cabelo no boneco , pois ele simboliza um monge e os monges não possuem em cabelo , obvio! q
2 - Não pendure o boneco como se ele estivesse sendo enforcado , pode não lhe trazer coisas boas.
3 - De maneira alguma deixe ele de cabeça para baixo ,pode chamar ainda mais a chuva .
4 - Não faça na cor preta , pois ela chama a chuva em amuletos , na verdade acho melhor fazer apenas na cor branca e ta muito bom , afinal ninguém quer descobrir o efeito contrário , certo ? (:
5 - Quando o Teru Teru Bozu realizar seu desejo de um dia ensolarado agradeça-o e molhe-o no Sake , caso você não esteja no japão e onde você more não tenha Sake , molhe-o na pinga .
6 - Quando ele não cumprir e no dia seguinte chover , corte-o a cabeça com uma tesoura (:
Tem que cortar . . . é a lenda q

Outro dia eu posto a musica em kanji,romaji e tradução , hm ? *-*

2 comentários:

  1. Aqui a seca ta grande acho que devemos usar um outro Deus pea fazer chover

    ResponderExcluir
  2. Aqui a seca ta grande acho que devemos usar um outro Deus pea fazer chover

    ResponderExcluir